23/09/2013

Revolução praieira

A Revolução Praieira foi uma revolta de caráter liberal e federalista ocorrida na província de Pernambuco entre os anos de 1848 e 1850, esta foi a última. Ganhou o nome de praieira, pois a sede do jornal comandado pelos liberais revoltosos (chamados de praieiros) localizava-se na rua da Praia.

 Em 1848 o Senado brasileiro ela dominado por senadores do Partido Conservador. Os senadores conservadores vetaram a indicação, para uma cadeira do Senado, do liberal pernambucano Antônio Chinchorro da Gama, então este veto provocou uma revolta em determinado grupo de políticos liberais de Pernambuco, e eles também estavam descontentes com a falta de autonomia política das províncias e concentração de poder nas mãos da monarquia.

Os políticos liberais revoltosos ganharam o apoio de várias camadas da população, principalmente dos mais pobres, Os praieiros chegaram a tomar a cidade de Olinda em 1º de janeiro de 1849. Eles pediam Independência dos poderes e fim do poder moderador, Voto livre e Universal, Nacionalização do comércio de varejo, Liberdade de imprensa, Reforma do Poder Judiciário, Fim da lei do juro convencional, Fim do sistema de recrutamento militar. E no fim do movimento a rebelião foi derrotada pelas forças oficiais no começo de 1850, muitos revoltosos foram mortos durante os combates com as forças oficiais. Os líderes e demais participantes foram presos e julgados. Os políticos liberais revoltosos ganharam o apoio de várias camadas da população, principalmente dos mais pobres, Os praieiros chegaram a tomar a cidade de Olinda em 1º de janeiro de 1849. Eles pediam Independência dos poderes e fim do poder moderador, Voto livre e Universal, Nacionalização do comércio de varejo, Liberdade de imprensa, Reforma do Poder Judiciário, Fim da lei do juro convencional, Fim do sistema de recrutamento militar.

E no fim do movimento a rebelião foi derrotada pelas forças oficiais no começo de 1850, muitos revoltosos foram mortos durante os combates com as forças oficiais. Os líderes e demais participantes foram presos e julgados.

Postado por: Cainan B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário